A IMPORTÂNCIA DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA E NOSSA RESPONSABILIDADE CRISTÃ
Primeira Leitura: Isaías 49: 1-6
Salmo Responsorial: Sal. 138 (139): 1-3,13-15
Segunda Leitura: Atos 13: 22-26
Leitura do Evangelho: Lucas 1: 57-66,80
___________________________________
De acordo com nossa tradição católica, celebramos os dias de festa (ou seja, a data da morte) de todos os santos, e não seus aniversários; no entanto, apenas os aniversários de três pessoas são celebrados liturgicamente – Nosso Senhor Jesus Cristo no Natal (25 de dezembro), João Batista (24 de junho) e a Bem-aventurada Virgem Maria (8 de setembro), em grande parte por causa de seu significado em nossa história de salvação. A celebração de hoje da solenidade do nascimento (natividade) de São João Batista lança uma luz sobre esse significado, a saber: João Batista era conhecido como o precursor de Cristo. Ele foi o último dos profetas do Antigo Testamento e experimentou o “martírio” enquanto testemunhava a Verdade. Muitos de nós conhecemos as circunstâncias em que ele nasceu – nascido de pais idosos (milagrosamente); ele procurou a alegria no ventre de sua mãe imediatamente e ouviu as saudações da Mãe de Deus – a Virgem Maria (cf. Lc 1, 39-45); De João Batista, Cristo disse: de todos os homens nascidos de mulher, nenhum é maior que João Batista (cf. Mt 11.11; Lc 7:28). O nascimento de João Batista foi uma bênção para seus pais e para a humanidade. Primeiro, por parte de sua mãe, Elizabeth, que era vista publicamente como uma mulher estéril e, por implicação, sob uma maldição. Mas com o nascimento de João Batista, tornou-se pertinente para todos saberem que, ela não era mais amaldiçoada, mas uma mulher abençoada e milagrosamente favorecida por Deus, que pode fazer todas as coisas. Além disso, o nascimento de João Batista também foi uma recompensa de Deus para Zacarias, como o anjo lhe disse: “Ele será para ti motivo de gozo e alegria” (Lc 1:14). Foi também para Zacarias, o cumprimento da promessa divina, especialmente quando ele recuperou seu discurso para confirmar o nome do menino: “João é o seu nome”, como lemos na leitura do evangelho de hoje. Da mesma forma, o nascimento de João Batista trouxe alegria e conversão à humanidade, como predito pelos lábios do anjo: “muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem licor, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc. 1: 14-17). Portanto, seu nascimento foi realmente muito significativo, pois contribuiu para a nossa história de salvação. Por esse motivo, a Igreja, em sua sabedoria e guiada pelo Espírito Santo, celebra seu nascimento em 24 de junho, apenas seis meses antes do nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo.
Na primeira leitura, ouvimos do profeta Isaías: “O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome […] aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: ‘Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra.’” É possível dizer que essa profecia reflete espiritualmente o chamado e a missão de João Batista antes que ele fosse formado no ventre de sua mãe; e, como afirmado anteriormente, ele trará de volta muitos dos israelitas ao Senhor, seu Deus. Com o espírito e o poder de Elias, ele irá diante dele para reconciliar pais com seus filhos e desobedientes ao bom senso dos retos, preparando para o Senhor um povo adequado para ele.
O fato de uma referência explícita ter sido feita a São João Batista na segunda leitura mostra a importância e o significado de João Batista na comunidade cristã primitiva, em relação à sua vida de humildade e serviço a Cristo. Nas palavras de Paulo: “Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias.’” A leitura do evangelho mostra a cerimônia de nascimento e nome da criança. Aqui, a graça de Deus foi revelada ao mundo através do nome dado à criança, “João” (Deus é gracioso). Enquanto Zacarias, seu pai recuperou o dom da fala ao nomear seu filho, todos os que ouviram falar dela o valorizaram em seus corações. ‘O que essa criança será?’, Eles se perguntavam. E, de fato, a mão do Senhor estava com ele. Pode-se dizer que essa ‘maravilha’ do ser de João Batista é um reflexo da expressão do salmista na leitura de hoje: “Agradeço pela maravilha do meu ser, pelas maravilhas de toda a sua criação”.
Queridos amigos em Cristo, em uma sociedade pós-moderna onde parece que a luz de Cristo está obscurecida; somos chamados a contemplar a pessoa de João Batista que preparou o caminho para o Senhor e prestou testemunho dessa única Luz verdadeira – nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Jo 1, 6-8). Todos somos convidados a refletir e prestar testemunho dessa Luz de Cristo, trazendo verdadeira conversão ao mundo e possessão radical do Reino dos céus: “Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que procuram tomá-lo” (Mateus 11:12). Assim, desde que João Batista foi o primeiro a pregar o arrependimento; portanto, a partir desse dia em diante, pode-se dizer que o reino dos céus sofre violência, e os violentos a tomam à força. Aqui, falamos sobre a disponibilidade do Reino dos Céus para todos, mas o bônus está nas mãos de cada pessoa para pegá-lo radicalmente, aproveitá-lo, segurá-lo (que é a violência)! É a herança de cada pessoa. Em última análise, cabe a você, e se você realmente quiser, Deus te ajudará a adquiri-lo. Pois grande é a violência, quando nós que nascemos deste mundo, buscamos um lugar no céu e obtemos por justiça o que não temos por natureza.
Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Sabrina, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
+5511983250125
Obrigado