MARTA, MARIA E LÁZARO: O PODER DO AMOR DIVINO
Primeira Leitura: 1 Joao 4,7-16
Salmo Responsorial: Salmo 49(50),1-2;5-6;14-15
Leitura do Evangelho: João 11,19-27
____________________________________
Nas páginas do ciclo litúrgico, existem certas celebrações que têm uma significância mais profunda que transcende a simples lembrança – elas nos convidam a mergulhar nas profundezas da revelação divina e encontrar os mistérios profundos da fé. A Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro, que celebramos hoje, decretada pelo Sumo Pontífice Papa Francisco em 2021, é uma dessas ocasiões luminosas. A celebração de hoje nos maravilha com o vínculo profundo que esses três irmãos compartilhavam com o Senhor Jesus – um relacionamento que transcendeu as fronteiras da amizade comum, oferecendo-nos um vislumbre das profundezas do amor divino e do poder da ressurreição. Esses três irmãos, que viviam na casa de Betânia, foram receptores do espírito familiar que Jesus prezava, e seus encontros com Ele tornaram-se momentos de profunda revelação, inspirando-nos a buscar uma união íntima com o Divino.
Na Primeira Leitura de 1 João (4,7-16), somos convidados a meditar sobre o amor como a essência do próprio Deus. “Deus é amor” (1 João 4,8) – uma declaração que ressoa poderosamente nas vidas de Marta, Maria e Lázaro, que encontraram no Senhor Jesus a personificação suprema do amor divino. O amor que Jesus nutria por eles se manifestava em sua amizade, em Seu cuidado atencioso e em Sua capacidade de trazer vida até mesmo à morte. O amor divino que eles experimentavam era transbordante, desafiando-os a retribuir esse amor com devoção sincera e generosidade.
O Salmo Responsorial (Salmo 49/50,1-2;5-6;14-15) ecoa o âmago de sua devoção sincera, encapsulando a essência do autêntico culto. O salmista proclama: “Ofereça a Deus um sacrifício de ação de graças… Quem me oferece seu sacrifício de ação de graças, esse me glorifica” (Salmo 49/50;14-15). Em suas ações, Marta, Maria e Lázaro ofereceram um sacrifício de ação de graças através de suas vidas de fé e serviço. Quando confrontadas com a morte de Lázaro, a confiança das irmãs na providência do Senhor permaneceu inabalável, levando à manifestação da glória de Cristo através da ressurreição de seu amado irmão.
A Leitura do Evangelho de João (11,19-27) retrata um quadro vívido de esperança e fé diante da morte. Ao ficar diante do túmulo de Lázaro, Jesus proclama: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá” (João 11,25). Essas palavras ressoam profundamente com a fé demonstrada por Marta e Maria diante da morte, prenunciando a vitória sobre a morte através da ressurreição de Cristo. Em seu encontro com o Senhor, elas professam uma fé inabalável na ressurreição – uma verdade teológica profunda que antecipa o triunfo sobre a morte através do sacrifício de Cristo e Sua vitória sobre o túmulo.
Queridos amigos em Cristo, na memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro, encontramos um poderoso testemunho do poder transformador do encontro com Cristo. Assim como a Primeira Leitura nos lembra que Deus é amor, esses três irmãos exemplificaram o amor divino em suas vidas, encontrando em Jesus a personificação suprema do amor de Deus. Seus corações estavam repletos do amor que lhes era dado, desafiando-os a amar o próximo com a mesma dedicação e generosidade. Que sua devoção sincera nos inspire a viver em um autêntico culto de gratidão, onde oferecemos nossas vidas em serviço a Deus e aos nossos irmãos.
Como Maria, que escolheu a melhor parte ao sentar-se aos pés do Senhor, e Marta, que serviu o Mestre com zelo e hospitalidade, somos chamados a encontrar o equilíbrio entre a contemplação e a ação. Que, como Marta e Maria, nossos corações estejam sempre abertos para receber o Senhor em nossas vidas, e que possamos compartilhar esse encontro com todos aqueles que encontramos no caminho. Que, como Lázaro, possamos emergir do túmulo das nossas próprias limitações e pecados para viver uma nova vida em Cristo, acreditando que Ele é verdadeiramente a ressurreição e a vida. Que a memória desses três santos nos inspire a buscar uma união íntima com o Divino, a viver vidas de amor e serviço ao próximo, e a professar nossa fé inabalável na ressurreição e vida eterna em Cristo. Que sejamos renovados e transformados pelo encontro com Jesus, tornando-nos testemunhas de Seu amor e misericórdia em um mundo que anseia por conhecer a alegria da vida em Cristo – a ressurreição e a vida. Amém.
Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?